
Startups do SUPERA Parque se destacam no ranking 100 Open Startups 2025
quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
O resultado reflete o fortalecimento da inovação aberta no país e a maturidade tecnológica das startups do ecossistema.
Quatro startups vinculadas ao SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto figuram na edição 2025 do ranking 100 Open Startups, um dos mais importantes indicadores de inovação aberta do país. A presença das startups In Situ, Dr. Fisiologia, Kidopi e IA Sense, reforça a maturidade tecnológica das empresas do ecossistema e evidencia o posicionamento de Ribeirão Preto como um polo nacional de desenvolvimento científico e tecnológico.
O ranking é reconhecido nacionalmente por mapear as startups mais relevantes em inovação aberta, avaliando tópicos como o nível de conexões das empresas com grandes corporações, a maturidade de suas soluções e o grau de validação do mercado.
Por reunir as startups que mais estabeleceram contratos e parcerias ao longo do ano, o levantamento se tornou um parâmetro estratégico do ecossistema brasileiro de inovação. Estar entre os destaques do ranking representa, portanto, um selo de credibilidade e tração para as empresas selecionadas.
Para o gerente de novos negócios do SUPERA Parque, Eduardo Cicconi, o reconhecimento no 100 Open Startups gera um efeito direto em toda a cadeia de inovação do ecossistema: “O reconhecimento no 100 Open Startups fortalece toda a cadeia do ecossistema de inovação do SUPERA Parque. Rankings desse porte ampliam a visibilidade nacional e internacional das empresas, reforçam a credibilidade científica e tecnológica do ambiente e atraem novos investidores, pesquisadores e parceiros corporativos”, afirma Eduardo.
Nos últimos anos, a inovação aberta tem se consolidado como uma das principais estratégias de crescimento no Brasil, impulsionada pela necessidade das empresas de buscar soluções mais rápidas, especializadas e tecnologicamente avançadas. Segundo o estudo nacional “Panorama da Inovação Aberta nas Empresas do Brasil”, da Softex, 56,4% das empresas que adotam práticas de open innovation relataram ampliação de participação de mercado como benefício direto, demonstrando que a inovação aberta já se traduz em resultados concretos e mensuráveis para o setor produtivo.
Trabalhando em conjunto com startups e incorporando soluções desenvolvidas no ambiente científico e tecnológico, a inovação aberta busca acelerar processos que antes levariam anos dentro das empresas. Assim, ela aproxima pesquisa aplicada, o mercado e a tecnologia.
Com a expansão da transformação digital e a necessidade de respostas rápidas a desafios complexos, as corporações passaram a enxergar essas iniciativas como parceiras estratégicas, reforçando o protagonismo das startups de base tecnológica e criando um ambiente favorável para que ecossistemas se tornem pontos essenciais de desenvolvimento e conexão.
“O crescimento da inovação aberta no país mostra que ciência, tecnologia e mercado estão cada vez mais conectados. Ecossistemas como o SUPERA ganham relevância porque conseguem transformar pesquisas em soluções de alto impacto, criando pontes reais entre startups, universidades e grandes empresas”, afirma Eduardo Cicconi.
O destaque das startups no ranking reforça um ciclo contínuo de amadurecimento do ecossistema de Ribeirão Preto, onde ciência, tecnologia e empreendedorismo avançam de forma integrada. A presença crescente de empresas locais em listas de relevância nacional mostra o papel desempenhado pelo SUPERA Parque na consolidação dessas soluções através de um ambiente que integra pesquisa aplicada e conexões estratégicas.
O reconhecimento das startups do SUPERA no 100 Open Startups reafirma o avanço do ecossistema de inovação de Ribeirão Preto e projeta um futuro de ainda mais conexões, parcerias e desenvolvimento tecnológico.
Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque, fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Universidade de São Paulo, possui ao todo 90 empresas instaladas, sendo 55 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 35 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais sete já estão em processo de ocupação, além do recém-inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site: http://superaparque.com.br/.
AIS Comunicação - assessoria de imprensa SUPERA Parque
Ligia Gabrielli (41) 98700-2363




