SUPERA Incubadora anuncia 13 novas startups

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Resultado da edição 2025.2 confirma expansão do interesse por inovação em setores como saúde, automação e agro.

A SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica divulgou o resultado do Processo Seletivo de novembro, que aprovou 13 novas startups para compor a turma 2025.2, mostrando um crescimento de 23% em relação à última edição.

O processo, que recebeu 33 inscrições, avaliou propostas de diferentes áreas tecnológicas e confirmou a alta procura por estrutura, qualificação e suporte especializado oferecidos pelo ecossistema de inovação de Ribeirão Preto.

As 13 startups aprovadas representam um recorte estratégico das tendências tecnológicas do país, com destaque para as áreas de Saúde, Automação e Agro. A predominância desses segmentos reforça a vocação científica da região de Ribeirão Preto e evidencia a demanda crescente por soluções que unem tecnologia, produtividade e impacto social.

A nova turma também demonstra o fortalecimento do modelo de inovação baseado em ciência e tecnologia que caracteriza a SUPERA Incubadora. Cada projeto aprovado passa por um processo rigoroso de avaliação, no qual são considerados não apenas o potencial tecnológico, mas a estrutura de equipe e a capacidade de transformar conhecimento científico em soluções economicamente viáveis.

“Mais do que selecionar boas ideias, o processo busca identificar startups capazes de transformar conhecimento em soluções concretas. Quando conseguimos reunir equipes qualificadas, tecnologia consistente e projetos com impacto real, criamos as condições para que essas empresas avancem com mais segurança e contribuam para o fortalecimento do ecossistema de inovação da região”, destaca Bruno Silveira, assessor administrativo do SUPERA Incubadora.

As propostas passaram por uma análise que considerou três pilares centrais para a entrada no programa: base tecnológica sólida, qualificação dos proponentes e complementaridade das equipes. Esses critérios garantem que apenas projetos com potencial real de desenvolvimento científico ingressem na nova turma.

Com a entrada dessas 13 novas, a SUPERA Incubadora amplia a diversidade de soluções tecnológicas em desenvolvimento no ecossistema. A nova turma reúne propostas que podem gerar impacto direto em áreas estratégicas para o país, desde a saúde de precisão à automação de processos empresariais.

As soluções aprovadas refletem uma combinação entre pesquisa aplicada, visão empreendedora e potencial de escalabilidade, características que fortalecem a capacidade do Parque em transformar conhecimento científico em negócios inovadores.

O resultado consolida a força do ecossistema de Ribeirão Preto e projeta as startups aprovadas para uma nova etapa de desenvolvimento, conexão com o mercado e construção de soluções de alto valor para o país.

Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque, fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Universidade de São Paulo, possui ao todo 99 empresas instaladas, sendo 64 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 35 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais sete já estão em processo de ocupação, além do recém-inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site: http://superaparque.com.br/.

AIS Comunicação - assessoria de imprensa SUPERA Parque
Ligia Gabrielli (41) 98700-2363