O impacto da diversidade em ecossistemas de inovação: quando a mudança começa de dentro

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

No mês da Consciência Negra, o SUPERA Parque promove uma Roda de Conversa sobre racismo, reforçando o compromisso de integrar representatividade dentro do ambiente de negócios.


Em alusão ao Mês da Consciência Negra, o SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto promove uma Roda de Conversa sobre o racismo na atualidade, que acontecerá no dia 27 de Novembro das 14h, às 16h, no SUPERA lab.

Abordando o tema “Consciência Negra: reflexões sobre o racismo na atualidade”, o encontro visa promover reflexões sobre os desafios enfrentados pela população negra em diferentes áreas da sociedade e reforçar o compromisso do Parque com a construção de um ecossistema mais plural, democrático e inclusivo.

A atividade contará com a mediação da educadora Simone Motta e participação de especialistas convidados que abordarão o racismo sob diferentes perspectivas. Entre os palestrantes estão Antonio Marco Ventura Martins, que discutirá “O SUPERA Parque e os Desafios da Racialidade no Campo da Inovação”; Bruna Silva, que falará sobre “O Papel da Escola e da Formação Anti-Racista”, Rafael José dos Santos Silva, com o tema “A Ciência e o Reconhecimento das Produções e Saberes Negros”; e Daniela Oliveira, que tratará do tema: “As Dimensões Emocionais e o Impacto Subjetivo do Racismo”.

Ao reunir profissionais de diferentes áreas para refletir sobre o racismo, o encontro reafirma a importância da educação como instrumento de transformação social, criando espaços de troca que favorecem novos entendimentos sobre as estruturas que ainda perpetuam desigualdades e sobre o papel de cada indivíduo na construção de uma sociedade mais justa.

Em um ambiente voltado à inovação e ao desenvolvimento científico, abrir espaço para reflexões sociais é reconhecer que o progresso não depende apenas de tecnologia, mas também de consciência e inclusão.

“É da necessidade de reduzir desigualdades e ampliar oportunidades que nasce a Roda de Conversa, fortalecendo a consciência de que inovação também se faz através da representatividade. Queremos que o SUPERA seja um ambiente onde o diálogo transforme atitudes e inspire novas formas de pensar e agir”, afirma Antônio Marco Ventura Martins, coordenador do Supera Educa.

As barreiras enfrentadas pela população negra no acesso à educação, à renda e à inovação refletem desigualdades estruturais que ainda atravessam o mercado e a sociedade e reconhecer essas limitações é o primeiro passo para construir políticas e práticas mais equitativas.

Em um ambiente que reúne empresas, startups e instituições voltadas ao desenvolvimento, o Dia da Consciência Negra é uma data importante para promover espaços de reflexão e diversidade é relembrar que a mudança social também se constrói nas relações que sustentam a inovação. No SUPERA, essa consciência se traduz em prática uma evolução que nasce no diálogo e se reflete no modo de empreender e gerar impacto.

O evento é aberto ao público e pode ser feita a inscrição através do Link:
https://forms.gle/A5fy6KWGhzVMSo7LA

Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque, fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Universidade de São Paulo, possui ao todo 90 empresas instaladas, sendo 55 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 35 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais sete já estão em processo de ocupação, além do recém-inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site: http://superaparque.com.br/.

AIS Comunicação - assessoria de imprensa SUPERA Parque
Ligia Gabrielli (41) 98700-2363